domingo, 20 de junho de 2010

José Saramago




Nunca fui muito atenta às polémicas à volta dele mas sei que escreveu o livro que mais me marcou, que mais arrepios me deu-O Ensaio sobre a Cegueira (que depois também deu um grande filme). Acredito que este homem até possa ter tido um feitiozinho lixado e nada fácil de aturar mas acho que ninguém pode negar que tinha uma sabedoria extraordinária e que apesar de tudo tinha razão no que dizia. Por isso fica aqui marcado que também eu gosto de Saramago e fiquei um bocado em choque quando no outro dia durante o meu alegre almoço com amigos vejo nas noticias que ele morreu. Em relação ao nosso querido presidente da republica (tudo com letras minusculas) é deplorável nem sequer ter aparecido hoje no funeral assim como foi quando não deixaram o nosso Nobel Da Literatura entrar com o livro lá para o concurso por causa da maldita da religião. Pois para mim (assim como acho que devia ser para qualquer português) é um orgulho poder dizer que José Saramago era nosso.
"Eu, no fundo, não invento nada. Sou apenas alguém que se limita a levantar uma pedra e a pôr à vista o que está por baixo. Não é minha culpa se de vez em quando me saem monstros."


Sem comentários: